domingo, 18 de abril de 2010

Retiro 16/04/2010 | Testemunho do Pe. Lodovico | Colocado pelo própio Pe. Lodovico

Pe. Lodovico, italiano, 43 anos no Brasil, 45 anos de padre. Missionário Comboniano do Coração de JESUS tem o carisma de preparar e formar missionários para a África Central. Hoje cerca de 2000 freiras trabalham na evangelização africana.
Seu destino era a África, mas devido a morte de 4 padres e prisão de 100 freiras combonianas o superior o enviou ao Brasil.
Sua experiência Missionária no Brasil foi assim:
 No início ficou 5 anos no Espírito Santo;
 Em Santa Catarina fez o seminário a pedido do Superior e lá entraram 60 seminaristas, inclusive o atual Superior Geral dos Combonianos;
 Foi vigário em Belém do Pará;
 Ficou 23 anos em Rondônia;
 Participou da formação da Diocese de Giparaná, da montagem de 19 paróquias com 600 comunidades eclesiais de base;
 Auxiliou o Movimento Boa Nova (movimento de leigos para evangelizar);
 Foi administrador por 9 meses em Porto Velho;
 Ficou 1 ano em Manaus;
 7 anos em Roraima onde 80% da comunidade era em terras indígenas;
 E em São José do Rio Preto preparou as obras de São Judas. Sempre vivendo em comunidade com no mínimo 3 ou 4 consagrados da mesma Comunidade Religiosa.
Na sua colocação ele ressaltou:
 No seguimento de CRISTO não se diz “eu vou”, mas “eu vou na força de DEUS”. Que a vontade de DEUS aconteça na minha vida.
 Se você deixar MARIA entrar em sua casa, certamente acontecerá uma efusão do Espírito Santo. Assim como aconteceu na casa de Isabel e Zacarias.
 Nós somos chamados a colaborar com DEUS. A fidelidade de MARIA, foi um sim fiel em benefício de todos nós. O sim de MARIA abrange a todos nós. O teu sim, ou melhor, o nosso sim a exemplo de MARIA deve abranger a todos.
 A nossa resposta à missão que DEUS nos chama não é pessoal, mas envolve uma dimensão maior.
 Do Coração transpassado de CRISTO nasceu e vigorou toda a vida da Igreja. A nossa consagração a DEUS também brotou do próprio Coração Divino. Diante de uma atitude de humildade, de sinceridade o Coração de CRSITO se abre. É tanto o amor que CRISTO tem por nós que o seu Coração foi transpassado de amor. E desse grande amor nascem os sacramentos e as Consagrações a DEUS.
 O pecado que mais ofende a DEUS é desconfiar do Amor dEle. A Misericórdia de DEUS é muito grande.

Um comentário:

  1. “A Cruz é nossa insígnia de honra. Portanto, não nos envergonharemos de a empunharmos como sinal de nossa fé e convicção na verdade da Boa Nova do Senhor Jesus Cristo” –
    Irmão Thomas de Santa Cruz.

    Saudações fraternais:

    Que esta vos encontre no gozo da paz de Deus e na certeza evangélica de que o Reino de Deus triunfará. Meu nome é Robson Alves de Lima, sou casado e pai de dois lindos filhos e avô de 4 netos. Sou cristão, batizado no ano de 1976, na paróquia São Lázaro, no município de Guarulhos, no Estado de São Paulo. O que me leva a escrever-lhes é o seguinte:
    A necessidade de operários na Messe do Senhor, nos dias atuais, é muito maior do que nos dias em que Nosso Senhor pronunciou as palavras acima (cf. Mt 9:38). Por conta disto, carregando no coração o sentimento de urgência que deve existir nos corações que amam a Deus e a Sua Igreja, escrevo-lhes para, no meu exíguo, porém sincero esforço, tentar auxiliar-vos em vosso belo trabalho. Sem que com isto exista para vocês quaisquer encargos financeiros, gostaria de estar servindo-vos como uma espécie de “agente vocacional” em nossa região, passando às mãos dos responsáveis (sejam eles padres ou outra pessoa) nas paróquias e comunidades católicas, o material de divulgação de institutos, mosteiros, ordens, escolas, congregações, etc, no intuito de que as pessoas que sintam-se vocacionadas à vida religiosa (contemplativa e/ou ativa), possam entrar em contato e, assim sendo, possam ter as informações necessárias para o ingresso nas mesmas.

    Para tanto, gostaria de pedir-lhes que enviassem ao meu endereço abaixo, o que se segue:

    1) Boletins periódicos, revistas (sejam atuais ou mais antigas), cartas circulares, livros (seja em português ou espanhol), contendo informações adicionais sobre o trabalho que vocês desenvolvem em nossa nação ou em outras – se este for o caso – como também algo que relate sobre vosso início, a biografia de vosso(a) fundador(a), (também em português ou espanhol, se for o caso), etc.
    2) Material de divulgação (posters, folderes, panfletos, livros, livretos, etc) de vossos trabalhos em geral;
    3) Intenções de oração que se fizerem necessárias, num modo constante;
    4) Quais os requisitos fundamentais que necessitam ser preenchidos para que os(as) interessados(as) possa ingressar em vosso meio?
    5) Qual é o vosso carisma? Qual vosso objetivo (Missão)? Como é o dia-a-dia das pessoas que ingressam definitivamente entre vós?

    Termino esta humilde missiva, no desejo sincero de que cada vida envolvida em vosso trabalho possa “lançar raízes” na eternidade, ajudando uns aos outros para a glória de Deus, como até aqui tem feito. Isto é tudo o que importa, isto é tudo o que vale realmente a pena viver, sofrer e morrer.

    Aguardando com feliz ansiedade vosso contato para breve, despede-se o menor e mais indigno dentre os filhos de Deus.

    No Amor Sacrificial do Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro Ressurreto, vosso sempre,

    Robson Alves de Lima
    Rua Prefeito Domingos Angelino Régis nº 265 – Bairro N. S. das Graças
    Navegantes – SC
    88371-270

    ResponderExcluir