sexta-feira, 24 de abril de 2009

1º Encontro Vocacional 2009

1º Encontro Vocacional 2009 (19/04/2009)
* A Igreja nasceu e é missionária. Juntos recebemos pelo Salvador Ressuscitado a ordem de ir e instruir todas as nações. O sacerdócio é um só para todos na origem ele é totalmente missionário. 930 (CVII)
* A vocação missionária é Episcopal, e por extensão, sacerdotal.
* Os sucessores dos Apóstolos não foram missionários, mas foram bispos, e o cristianismo daquele tempo difundiu-se devagar.
* Já no séc. VI o Papa Gregório Magno comprou habitantes da Inglaterra de 17 ou 18 anos para educá-los como missionários de seu próprio povo; por causa do desinteresse dos Bispos franceses.
* As dioceses fecharam-se numa espécie de nacionalismo religioso. 935 (CVII) Por graça de Deus as famílias religiosas continuaram a exercer o apostolado missionário.
* Os monges Beneditinos, reanimados pela espiritualidade da abadia de Cluny saíram para primeiro re-estabelecer o Reino de Cristo onde tinha se degenerado e depois conquistar novos povos.
* As Famílias Religiosas e os Institutos Missionários realizaram grandes conquistas, mas não expressaram as potencialidades incluídas no seio da Igreja. Os missionários de hoje não tem alcançado a sequer a superfície do mundo infiel. 7 milhões de católicos contra 800 milhões de infiéis da Índia e da China. Hoje estamos a cerca de 3 Bilhões de pagãos.
* A Igreja tem a promessa de vida eterna, mas seu atraso está relacionado a elementos humanos. Está na hora de agir senão seremos submergidos e transportados pelas ondas pagãs que alcançarão nossas casas porque nós não fomos ao seu encontro.
* São pequenas expedições contra enormes necessidades. Isso porque as dioceses e famílias religiosas trabalham sozinhas em vez de mostrar a potência enorme da Igreja em seu conjunto. 928 (CVII)
* Uma diocese, não pode negar a graça de Deus nas almas. Conservar tem a força de uma ação criadora contínua, mas como prêmio, porque uma Diocese não gera outra Diocese. Geração é um ato de amor.
LER O RESTO DO CÁP II DO PLANO MISSIONÁRIO.
Lc 24, 30-35 Ardia o coração. Levantaram na mesma hora
Mc 16, 9-15 Quantas vezes não acreditamos? Ide pelo mundo inteiro, pregai o Evangelho a toda criatura.
* CVII = Compêndio do Vaticano II

Nenhum comentário:

Postar um comentário